quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Máscaras


Os alunos dos Primeiros Anos, juntamente com o Professor Dioneri, confeccionaram máscaras de Gesso durante as aulas de Arte.

A atividade foi realizada com o objetivo de conhecer melhor a identidade africana, valorizar o negro em nossa sociedade e identificar as influências que a cultura afrodescendente tem sobre nossos costumes.


As máscaras sempre foram protagonistas indiscutíveis da arte africana. Para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.


O material mais utilizado é a madeira, embora existam também peças singulares de marfim, bronze e terracota. Antes de começar a entalhar, o artesão realiza uma série de rituais no bosque, onde normalmente desenvolve o trabalho, longe da aldeia e usando ele próprio uma máscara no rosto.


Pablo Picasso, por volta de 1905, tomou conhecimento da arte africana, e aí surgiu nitidamente a inspiração para o movimento cubista. Um exemplo dessa influência é o importante quadro "Les Demoiselles D'avignon".


Leia também: http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm

 
 
 
 
 
 
Making-off: Adivinhem onde entrou gesso! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário